OBJETIVO
Desenvolver um documento de consenso sobre a gestão adequada dos androgénios atenuados no AEH, especificamente na prescrição, monitorização, modificação e descontinuação de danazol como profilaxia a longo prazo (PLD) em doentes com AEH, através de uma metodologia Delphi com imunoalergologistas experientes na gestão desta patologia.
METODOLOGIA
• Peritos em imunoalergologia avaliaram 54 afirmações sobre a gestão PLD com danazol em doentes com AEH através dum processo Delphi online de duas voltas.
• Tópicos definidos e revistos online, de duas voltas por um Steering Committee composto por dois imunoalergologistas e dois peritos em endocrinologia.
ABORDADOS QUATRO TEMAS PRINCIPAIS RELATIVOS À UTILIZAÇÃO DE DANAZOL
OS PARTICIPANTES CLASSIFICARAM CADA AFIRMAÇÃO NUMA ESCALA DE 3 NÍVEIS:
O CONSENSO FOI DEFINIDO COMO MAIS DE
85%
DOS PARTICIPANTES A SELECIONAR "CONCORDO TOTALMENTE".
PRINCIPAIS RESULTADOS
CONCLUSÃO
Com o surgimento de terapêuticas profiláticas com diferentes perfis de segurança, o uso do danazol está a ser reavaliado.
As conclusões deste estudo vão além das guidelines internacionais estabelecidas, incluindo considerações sobre a prescrição, monitorização e modificação da terapia com danazol.
O consenso fornece uma ferramenta para uniformizar a gestão e descontinuação do danazol, garantindo acesso a tratamentos mais seguros e eficazes.
Este consenso apoia a standardização de protocolos para descontinuação de danazol, garantindo opções de tratamento mais seguras e eficazes para doentes com Angioedema Hereditário (AEH).
Dias de Castro E, Cardoso LM, Jácome de Castro J, Ferreira MB. Delphi Consensus on Attenuated Androgen Use for Long-Term Prophylaxis in Hereditary Angioedema: AURA Project. Clin Transl Allergy. 2025 Nov;15(11):e70116.